Frase do dia

" Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir " (OdF).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A incoerência dos títulos de Harry Potter

    
     Graças ao nosso moderador Igor eu postarei aqui uma curiosidade sobre a saga de Harry Potter. Como podemos perceber, a partir do quarto filme da saga (Harry Potter e o Cálice de Fogo), os títulos dos livros fogem do foco central, já que pelo que podemos ver, o tema de HP4 não focaliza-se tanto no Cálice de Fogo já que ele nem é tão especial assim pra história.
     O quarto livro, pra mim, fala mais sobre o torneio tribruxo, o início dos tempos tenebrosos em Hogwarts, já que os livros anteriores eram mais Harry, Rony e Hermione recebendo dicas e surpresas durante o ano letivo em Hogwarts até que no final eles solucionam um caso e tudo bem, o quarto livro é bem mais complexo e longo que os anteriores, começa-se esse negócio de Comensais da Morte e o retorno do Lorde das Trevas. Preferia que o título do filme fosse mais puxado para o torneio tribruxo, mas se Rowling quis assim, quem sou eu pra mudar.
    Já no quinto livro, foi o que eu mais tive dúvidas, por que ele não tem muito um foco, pelo menos eu achei, por que ele fala bem pouco da Ordem da Fênix, tenho pra mim que fala mais sobre o regime de Umbridge, e também não se volta muito pra Armada de Dumbledore, esse livro é bem generalizado.
    No sexto, com certeza o foco principal é Harry desconfiando de Draco, chega a ser chato o quão ele fica falando disso o tempo inteiro, mas, além disso, o livro fala bastante sobre a iniciação das Horcruxes, Dumbledore e o passado de Voldemort e também do ciúme de Hermione e de Rony, já no filme esse parecia ser  o tema principal, já que no longa eles cortaram muitas lembranças na penseira que era essencial.
    Já no último filme isso chega a ser óbvio que o tema principal é a captura  e destruição das Horcruxes e não as Relíquias da Morte e é nesse livro que começo a perceber que J.K Rowling faz essa troca de títulos de propósito, só pros leitores pensarem outra coisa antes de começar a ler.
    Se concordam ou não comigo, comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário